sábado, 10 de abril de 2010

Conceitos Introdutórios

Línguas de Sinais - São línguas utilizadas pelas comunidades surdas que apresentam as propriedades específicas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecidas enquanto línguas pela Linguística. As línguas de sinais são visuais-espaciais captando as experiências visuais das pessoas surdas.

Língua de Sinais Brasileira - É a língua utilizada pelas comunidades surdas brasileiras.    É  reconhecida cientificamente como um sistema linguístico de comunicação    gestual-visual, com estrutura gramatical própria,   oriunda  das  comunidades surdas do Brasil. É uma língua natural formada por regras fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas. Uma língua completa com estrutura independente da língua portuguesa, que possibilita o desenvolvimento cognitivo do surdo, favorecendo seu acesso a conceitos e conhecimentos existentes.

Linguagem - É utilizada num sentido mais abstrato do que língua, ou seja, refere-se ao conhecimento interno dos falantes-ouvintes de uma língua. Também pode ser entendida num sentido mais amplo, ou seja, incluindo qualquer tipo de manifestação de intenção comunicativa, como por exemplo, a linguagem animal e todas as formas que o próprio ser humano utiliza para comunicar e expressar idéias e sentimentos além da expressão linguística (expressões corporais, mímica, gestos)
Há também  outros tipos de linguagem: computacional, trânsito, artes, música, poesia, pintura, etc.

Linguística - É a ciência da linguagem humana. Trata-se de uma ciência descritiva, que observa e interpreta os fenômenos linguísticos:
   Numa dada língua;
   Numa família ou bloco de línguas:
   Nas línguas em geral, para descrever os princípios fundamentais que regem a organização e o funcionamento da faculdade da linguagem entre os homens.
Estuda a estrutura das línguas, o que é igual ou diferente nas línguas através de levantamentos descritivos de dados das línguas.

LIBRAS - É uma das siglas para referir a língua brasileira de sinais: ngua BRAsileira de Sinais.

LSB - É outra sigla para referir-se à Língua Brasileira de Sinais: Língua de Sinais Brasileira. Esta sigla segue os padrões internacionais de denominação das línguas de sinais.

Português: É a língua oficial falada no Brasil, em Portugal e em alguns países da África. Para os surdos brasileiros, é a 2ª língua, muito importante na comunicação com os ouvintes e na expressão e recepção da informação escrita.

Ouvintes - O termo 'ouvinte' refere a todos aqueles que não compartilham as experiências visuais enquanto surdos.

Surdez - A surdez consubstancia experiências visuais do mundo. Do ponto de vista clínico comumente se caracteriza a surdez pela diminuição da acuidade e percepção auditivas que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural.

Surdos - São as pessoas que se identificam enquanto surdas. Surdo é o sujeito que apreende o mundo por meio de experiências visuais e tem o direito e a possibilidade de apropriar-se da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa, de modo a propiciar seu pleno desenvolvimento e garantir o trânsito em diferentes contextos sociais e culturais. A identificação dos surdos situa-se culturalmente dentro das experiências visuais. Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupo diferente de outros grupos. Essa cultura é multifacetada, mas apresenta características que são específicas, ela é visual, ela traduz-se de forma visual. As formas de organizar o pensamento e a linguagem transcendem as formas ouvintes.

Surdo-cego - Uma definição funcional refere ao surdo-cego como aquele que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal modo que a combinação das suas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais, de lazer e sociais.

Tradutor - Pessoa que traduz de uma língua para outra. Tecnicamente, tradução refere-se ao processo envolvendo pelo menos uma língua escrita. Assim, tradutor é aquele que traduz um texto escrito de uma língua para a outra.

Tradutor-intérprete - Pessoa que traduz e interpreta o que foi dito e/ ou escrito.

Tradutor-intérprete de Língua de Sinais - Pessoa que traduz e interpreta a língua de sinais para a língua falada e vice-versa em quaisquer modalidades que se apresentar (oral ou escrita).