Existem diversas divisões, didáticas ou não, para os tipos de sinais na Libras. Descreveremos a seguir as principais delas organizadas de uma forma nunca antes apresentada.
QUANTO À COMPOSIÇÃO: os sinais podem ser:
Simples: quando formados por um único sinal.
Ex: internet, inteligente
Compostos: quando formados por dois ou mais sinais.
Ex: mãe, escola, faqueiro.QUANTO À FORMA: os sinais podem ser:
Icônicos: quando há compromisso com a forma e/ou o movimento do objeto ou ação.
Ex: copo, bola, nadar
Arbitrários: quando não apresentam compromisso algum com a forma ou o movimento. São sinais codificados que em geral expressam idéias abstratas, sentimentos e emoções, e precisam ser aprendidos.
Ex: particular, próprio
QUANTO À SEMÂNTICA: os sinais podem ser:
Polissêmicos: quando possuem dois ou mais significados, de acordo com o contexto.
Ex: egoísta/problema meu, à toa/tédio/”ficar”
Tautológicos: quando possuem dois ou mais sinais que representam o mesmo significado Ex: verde, branco.
QUANTO À CONCORDÂNCIA: podem ser:
QUANTO À CONCORDÂNCIA: podem ser:
1) Sinais que não possuem marca de concordância, embora possam ter flexão para aspecto verbal;
Quando se faz uma frase, é como se o verbo “invariável” ficasse no infinitivo.
Exemplo: comprar, trabalhar
2) Sinais que possuem marca de concordância. Este é o grupo de sinais mais complexo por apresentar diversas formas de concordância podem ser subdivididos em:
a) Concordância número-pessoal: são geralmente verbos direcionais,. Onde a orientação (ou direção), aspectos do movimento, marcam as pessoas do discurso. No ponto inicial a concordância com o sujeito, e no final com o objeto. Pode também ser equivalente à voz ativa e passiva do verbo.
Exemplo 1:
1sPERGUNTAR2s “eu pergunto a você”;
2sPERGUNTAR1s “você me pergunta”
Exemplo 2:
1sRESPONDER2s “eu respondo a você”;
2sRESPONDER1s “você me responde”
b) Concordância de gênero: são verbos classificadores porque apresentam a característica de incorporação do “objeto”. a eles estão incorporados, através da configuração de mão, a uma concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL ou COISA.
Por exemplo:
pessoaANDAR (configuração da mão em V ou D);
veículoANDAR/MOVER (configuração da mão em B, palma para baixo)
animalANDAR (configuração da mão em 5, palma para baixo);
Outros exemplos: cortar, lavar, crescer, abrir, fechar. Dependendo do objeto a ser incorporado a ação se transforma em concordância com o tipo do “objeto”.
c) Concordância com a localização: são verbos que começam ou terminam em um determinado lugar que se refere ao lugar de uma pessoa, coisa, animal ou veículo, que está sendo colocado, carregado, etc. Portanto o ponto de articulação marca a localização.
Exemplos:
COPO MESA coisa arredondadaCOLOCAR
CABEÇA ATIRAR
Existe ainda um grupo especial de sinais chamado de multidirecionais, como é o caso dos verbos andar e ver, que têm características próprias e pouco se relata sobre eles. Sabe-se que esta direcionalidade está relacionada com a concordância de número-pessoal ou de gênero.
Estes tipos de concordância podem coexistir em um mesmo verbo. Assim, há verbos que possuem concordância de gênero e localização, como o verbo COLOCARacima; e concordância número-pessoal e de gênero, como o verbo DAR. Concluindo, pode-se esquematizar o sistema de concordância verbal, na Libras, da seguinte maneira:
a) concordância número-pessoal = parâmetro orientação de mão
b) concordância de gênero e número = parâmetro configuração de mão
c) concordância de lugar = parâmetro ponto de articulação
Há quem diga que “direcional” obrigatoriamente deva ser uma característica exclusiva dos verbos. É bem verdade que é em maioria. Porém, na contramão desta afirmação estão vários sinais que não têm função verbal e se comportam com as mesmas características de concordância, como: MEU-SINAL, MEU-NOME.
Referencial Bibliográfico: INES